Blog

Como fazer o seu filho beber mais água?

Como fazer o seu filho beber mais água?

Ingerir a quantidade suficiente de água é essencial para a saúde da criança. O organismo depende da água para funcionar correctamente e intervém em mecanismos essenciais, tais como, a regulação da temperatura corporal. Além disso, ingerir água previne infecções urinárias e ajuda na obstipação.

O mecanismo da sede, o que provoca a necessidade de beber água, pode não estar completamente desenvolvido nas crianças mais pequenas, por isso devemos estar alerta, sobretudo, nestes meses mais quentes.

Mas e se o seu filho não quer ou se esquece de beber de água? A seguir propomos algumas estratégias utilizadas, com sucesso, por algumas mães.

Torne a água acessível

“Quando percebo que meu filho está com sede, dou-lhe uma garrafa de água. Ele costuma dizer que não está com sede, mas peço-lhe que beba cinco goles. Em pouco tempo, acaba por beber muito mais do que isso. Uma vez que começa, percebe que está com sede.

“Deixo sempre um copo com água, na bancada da cozinha. Sempre que o meu filho está com sede,  pode facilmente alcançá-lo.”

Beber pode (e deve) ser divertido:

“O meu filho adora beber água gelada. Adora a sensação de frio na boca e o som do gelo a tilintar no copo.”

“Reparámos que beber água podia ser divertido. Compramos água com sabor a fruta e gaseificada que misturamos com 3/4 de água normal. Agora, adora beber água com piquinhos!

“A água da torneira da nossa cidade tem um gosto estranho, por isso adiciono uma pequena quantidade de sumo à água. Dá um toque de sabor, mas ainda é  90% de água!”

Use um copo especial

“Quando a minha filha tinha quase 2 anos, apaixonou-se por princesas. Encontrámos copos brilhantes de plástico (sem BPA’s)  e dissemos-lhe que só pode usá-los para beber "água da princesa" (que é apenas água). Sempre que lhe perguntamos: "Queres água da princesa?". Diz sempre que sim! Apesar de já ter 3 anos anos, ainda funciona!”

“Uma vez pedi-lhe para escolher o seu próprio copo especial. Quanto mais autonomia na escolha eles tiverem, melhor. Também me apercebi que, quanto mais bebo água, mais a minha filha também bebe.”

“A minha filha de 3 anos bebe água de uma garrafa divertida de um azul brilhante. Escolheu-a quando fomos às compras.”

Dê-lhe independência

“A minha filha de 20 meses adora beber água de uma garrafa de água como uma menina crescida! Comprámos garrafas de água de 33 cl com abertura desportiva para que possa beber sozinha.”

“Comprámos um dispensador de água para o meu filho de 4 anos e  colocámo-lo perto do frigorífico. Quando o viu, sentiu-se a pessoa mais importante do mundo. Assim, pode beber água quando quiser e sem perguntar. E faz questão de o mostrar a todos os que vêm a nossa casa, para verem como já é crescido e que não precisa de pedir para beber água.”


Limite as opções

Não tenha muitas opções em sua casa, por exemplo apenas água, leite e chá (sem açúcar). É um erro pensar que os sumos tiram a sede, mesmo que estejam muito frescos. Os sumos e os refrigerantes (Coca-cola, Sumol…) têm uma quantidade exagerada de açúcar e vão provocar ainda mais sede.

O leite achocolatado ou com sabores também tem uma grande quantidade de açúcar, assim como, alguns iogurtes “para crianças”. Por exemplo, uma embalagem de iogurte líquido pode conter 21 gramas de açúcar, que é o equivalente a três pacotinhos de açúcar.

Comer sopa também é beber água!


Texto traduzido e adaptado por Catarina Dias


×